Ensaio de Carnaval
Quando eu comecei na fotografia, eu decidi experimentar de tudo um pouco para fugir do comodismo e dos vícios artísticos que criam raízes na cabeça de qualquer artista. Desde o início eu dei esse desafio à mim mesmo, de encontrar inspiração em qualquer lugar e testar minhas capacidades e técnicas sempre em situações novas e que me permitissem explorar muitas formas criativas de apresentar meu trabalho.
Eu sempre tento buscar contatos e influências que valorizem esse potencial criativo e que agreguem valor emocional ao meu trabalho e que possa ser lembrado para sempre pela pessoa que será modelo, no caso de um retrato ou de um ensaio com pessoas. Até que em 2022, eu conheci a Edna no Instagram, uma moça incrivelmente simpática, adoradora de arte e fotografia e passamos a nos falar quase sempre.
Até que rolou de trocarmos ideias sobre um possível ensaio de carnaval, já em 2023 e - meus amigos - eu não tinha noção de como as coisas poderiam ser melhores naquela situação.
Eu estudei bastante, me preparei semanas antes, montei as luzes e a recebi aqui em casa, onde tenho um minúsculo estúdio na sala. Ela veio acompanhada de uma amiga maquiadora muitíssimo habilidosa e simpática - Beth - que tratou de fazer pintura corporal, cabelo e maquiagem.
Pelo que me lembro - tenho a memória ruim, infelizmente - passamos umas 6h no mínimo fotografando e testando luzes e poses. Só a maquiagem levou quase 2h, mas a espera valeu muito à pena. Eu nunca tinha feito um ensaio como esse antes e a responsabilidade era bem grande, porém, tudo correu tão bem. Nos divertimos tanto! As horas voaram e, no fim, nossa dedicação deu resultados lindíssimos.
Edna tem um carisma e uma habilidade incrível de ser elegante, envolvente e majestosa nas poses. Tudo isso ficou muito bem impresso nas fotos que fizemos. A arte que Beth pintou com maestria ficou incrível e eu acho que combinou muito bem com o tema do ensaio, exaltando as curvas e o tom da pele preta da modelo.
Tudo normal até aí - dentro dos limites da minha ignorância de “iniciante” -, mas o que eu queria mesmo era experimentar era uma técnica nova, de misturar flashes e luz contínua para dar movimento às fotos. Isso foi um desafio até encaixar e a primeira vez é sempre um pouco mais complicado, mas nós ficamos tão felizes com os resultados das primeiras fotos de teste que nos deu fôlego suficiente para continuar fotografando e o ensaio fluiu muito bem. As fotos só melhoraram daí para frente.
Ver essas fotos depois de capturadas, foi tão… Mágico! O planejamento que fizemos foi um sucesso, correu tão bem. Tudo ficou perfeito e casou perfeitamente com a proposta. Porém, no último instante, Beth lembrou que havia trazido um pacote de confetes que não havíamos usado e o melhor de tudo ficou para o final.
Foi, sem dúvidas, uma das fotos mais lindas que já tive a honra de poder fazer e compartilhar esse momento, com Beth e Edna. Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora.
No ano seguinte, eu fiz questão de dar um quadro de presente para ela. Acho que foi um belo presente e ficou muito bonito!
Eu considero essa uma das mais importantes e bonitas fotos que fiz até hoje e me dá muito orgulho por ter conseguido juntar duas pessoas geniais para poder produzir essa obra. Edna e Beth, sem vocês eu não teria conseguido fazer isso e sentir uma alegria tão grande. Foi uma honra imensa poder ter trabalhado com vocês! Muito obrigado!
Por enquanto é só!
Um abraço e até a próxima! :)